Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Conselho de Transição Presidencial do Haiti anunciou, neste domingo (26/05), a criação do Conselho de Segurança Nacional, órgão que será responsável por “definir e supervisionar as decisões relativas à assistência à segurança internacional”.

A criação do conselho acontece conforme estabelecido na resolução 2.699 do Conselho de Segurança Haitiano da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim, a entidade revelou em comunicado que cumprirá sua missão “em estreita consulta com todos os atores políticos do Haiti, bem como com especialistas nacionais e internacionais”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A criação deste Conselho de Segurança Nacional é um passo anterior à chegada da Missão Multilateral de Apoio à Segurança do Haiti, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU em outubro de 2023 e liderada pelo Quênia, composta por militares e policiais de diversos países para supostamente contribuir com a estabilidade do país caribenho.

Antiwar.com/Twitter
Em outubro de 2023, Conselho de Segurança da ONU aprovou missão com militares estrangeiros para supostamente contribuir com a segurança do Haitipostame

Coincidindo com o agravamento da situação sociopolítica devido às atividades criminosas das gangues armadas que ainda controlam grande parte do Haiti e sua capital Porto Príncipe, o governo dos Estados Unidos aumentou a entrega de material militar para a polícia regional.

Desta forma, o país recebeu, em 21 de maio, um novo lote de dez veículos blindados, somando-se a outros três equipamentos de segurança que chegaram à nação também neste mês.

O Conselho de Transição é formado por nove membros, sendo que sete possuem poder de voto. Assim, iniciou-se em 12 de maio o processo para a eleição de um novo primeiro-ministro, sendo aberta uma convocatória para a escolha do representante.

(*) Com TeleSUR