No mês de fevereiro, o cartunista de Opera Mundi Carlos Latuff vai participar de uma série de encontros e debates sobre arte e ativismo político em São Paulo. As duas oficinas, que fazem parte de uma extensa programação gratuita organizada pelo Sesc Pompeia sobre o tema, acontecerão nos dias 8 e 9 de fevereiro (sábado e domingo), das 14h às 17h.
A iniciativa cultural Artivismo: criações estéticas para ações políticas! vem na esteira das “Jornadas de Junho”, quando uma série de manifestações em diversas cidades do país passou a reivindicar politicamente direitos e acesso à cidadania. Com isso em mente, Latuff oferecerá aos interessados uma oficina sobre: “Charges de Protesto e Intervenção Política”.
Nova série de Aulas Públicas leva a Bauru Franklin Martins e outros
Veja mais charges do cartunista Carlos Latuff aqui.
NULL
NULL
Como descreve a ementa do congresso, “artivismo é o nome dado a ações sociais e políticas, produzidas por pessoas ou coletivos, que se vale de estratégias artísticas, estéticas e simbólicas para amplificar, sensibilizar e problematizar, para a sociedade, causas e reivindicações sociais. O artivista utiliza inúmeras linguagens e plataformas para expressar suas leituras da vida e do mundo — arte de rua, ações perfomáticas, o vídeo, a música, o rádio, estêncil, manifestos, charges e intervenções urbanas”.
Além da oficina de Latuff, o evento do Sesc Pompeia contará com a presença, entre outros, do professor e jornalista Gilberto Maringoni; Bruno Torturra, jonralista e idealizador da Mídia Ninja; fotógrafo Joel Silva; além de diversos coletivos culturais e artistas engajados.