A Colômbia entregou oficialmente nesta sexta-feira (24/03), ao secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, e ao Conselho de Segurança, o acordo final de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
A embaixadora colombiana na ONU, María Emma Mejía, fez a entrega do texto em um encontro com Guterres e com o presidente rotativo do Conselho de Segurança, o britânico Matthew Rycroft.
O secretário-geral, por sua vez, disse que o acordo é “uma prova de que, quando os líderes querem, é possível”. “Um acordo de paz nos tempos que estamos vivendo é uma preciosidade e uma importância enorme”, disse Guterres a Mejía, segundo um vídeo distribuído pela missão colombiana na ONU.
NULL
NULL
Agência Efe
Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, dá as mãos ao comandante das FARC, Timoléon Jiménez, após assinatura do acordo de paz em 2016
O diplomata português desejou “o melhor” ao povo colombiano e destacou que a nação latino-americana é um país com um enorme potencial para o desenvolvimento, a democracia e os direitos humanos. As Nações Unidas participam com uma missão especial encarregada de supervisionar o desarmamento da guerrilha e o cessar-fogo.
Rycroft, por sua vez, afirmou, pelo Twitter, que a entrega do acordo de paz após mais de 50 anos de conflito na Colômbia é um momento do qual jamais se esquecerá.
Sob a liderança do Reino Unido e do Uruguai, o Conselho de Segurança deve visitar a Colômbia em maio para verificar o andamento do processo de paz no país.
(*) Com Efe