Segunda-feira, 16 de junho de 2025
APOIE
Menu

A Coreia do Norte disparou mais dois supostos mísseis balísticos na manhã desta segunda-feira (17/01), no quarto lançamento de projéteis realizado pelo país apenas em janeiro. Os lançamentos ainda não foram confirmados por Pyongyang, mas foram detectados pela Coreia do Sul e pelo Japão. 

De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, os disparos ocorreram a leste do aeroporto da capital norte-coreana, e os projéteis percorreram cerca de 380 quilômetros, alcançando uma altitude de 42 quilômetros.

“Nosso Exército está monitorando e controlando os movimentos norte-coreanos, mantendo uma posição de prontidão”, diz um comunicado dos militares de Seul.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Os projéteis seriam mísseis balísticos de curto alcance, assim como aqueles disparados na última sexta (14/01), após os Estados Unidos terem anunciado sanções contra cinco norte-coreanos, medidas estas que atingem o programa de defesa nuclear do país.

Antes disso, em e 11 de janeiro, a Coreia do Norte disparou dois mísseis hipersônicos em direção ao mar.

Lançamentos não foram confirmados por Pyongyang, mas foram detectados pela Coreia do Sul e pelo Japão; sanções dos EUA foram impostas na última semana

Wikicommons

Lançamentos ainda não foram confirmados por Pyongyang, mas foram detectados pela Coreia do Sul e pelo Japão

Os últimos testes indicam que Pyongyang está em busca de novas armas avançadas enquanto as negociações para a desnuclearização da península seguem travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou de forma abrupta uma cúpula com Kim Jong-Un no Vietnã.

A Coreia do Norte enfrenta sanções econômicas impostas pelos EUA com a intenção de obrigar o país a desistir de seu programa nuclear. 

(*) Com Ansa.