Segunda-feira, 7 de julho de 2025
APOIE
Menu

Uma empresa que fabrica artigos esportivos na Indonésia está causando polêmica por estampar em uma peça de roupa instruições de lavagem de cunho machista e sexista. Na etiqueta de uma camisa de futebol produzida pela marca, consta a orientação: “Instruções de lavagem: Dê esta Jersey para sua mulher. É o trabalho dela”.

Ajude Opera Mundi a conhecer o perfil das pessoas que nos leem

“Um lembrete delicado”, ironizou uma usuária do Twitter:

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Imagens da etiqueta estão rodando o mundo. A repercussão foi potencializada pelo fato de o caso ter vindo à tona justamente no Dia Internacional da Mulher, neste domingo (08/03).

A empresa Salvo Sports, que faz as camisas do time Pusamania Borneo, recebeu diversas críticas e tentou reverter a situação, mas os pedidos de desculpas também não foram bem aceitos.

Charge do Latuff:

Fábrica indonésia tentou explicar-se e afirmou que mensagem tinha como objetivo ‘elogiar’ aptidão doméstica das mulheres, não humilhá-las

NULL

NULL

De acordo com a companhia, a intenção era elogiar a aptidão doméstica das mulheres. “A mensagem é simples, ao invés de lavar de uma maneira errada, você pode dar [a camisa] para uma senhora porque elas são mais capazes”.

A declaração foi acompanhada de mais críticas. Uma usuária do Twitter recomendou: “podem procurar o que igualdade significa antes de emitir outro pedido de desculpas”.

Apesar da polêmica, eles garantiram que “não houve a intenção de humilhar as mulheres. Ao contrário [nós quisemos dizer para os homens] aprenderem como as mulheres cuidam das roupas”.