A presidente Dilma Rousseff realizou neste sábado (05/11) sua primeira visita de cortesia à sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em Paris, onde expressou o apoio do Brasil à entidade e conversou com a diretora geral do organismo, Irina Bokova, sobre diversos temas de educação, desenvolvimento e meio ambiente.
O encontro com Bokova durou cerca de meia hora e, segundo a diretora declarou em seguida, ambas falaram da importância do patrimônio e da cultura para a população, além dos problemas econômicos derivados da globalização.
“Estou muito contente de ter recebido o firme apoio da presidente para que a Unesco possa fazer em matéria de diálogo intercultural e aumento da tolerância no mundo”, indicou Bokova após essa reunião mantida no marco da 36ª Conferência Geral da entidade, que termina na quinta-feira.
“Reconheço o papel universal da cultura e considero uma maneira de ajudar as pessoas a viver juntos, respeitando as diferenças e avaliando a diversidade cultural, que nós – ou seja, a humanidade inteira -, somos capazes de criar”, respondeu Dilma.
A presidente brasileira também elogiou a recente adesão da Palestina como membro de pleno direito da Unesco, apesar das críticas por parte dos Estados Unidos e Israel, que retaliaram com o corte de financiamento para a entidade. “A Unesco demonstrou novamente que é uma organização extremamente importante da ONU”.
Após a incorporação da Palestina na segunda-feira passada, Washington anunciou a eliminação dos fundos que fornecia à Unesco, o que significa a interrupção do envio de 60 milhões de dólares que deveria ter desembolsado em novembro, mas Bokova negou que as duas tenham conversado sobre isso no encontro.
“Só falamos do grande apoio do Brasil a nossas atividades”, destacou Bokova. Segundo ela, a suspensão dos fundos americanos não representa “uma crise, mas uma dificuldade, que será superada”.
Em sua conversa, ambas também conversaram sobre a conferência sobre meio ambiente Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Durante o evento, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco apresentará o relatório “Blueprint for Ocean and Coastal Sustainability”, que inclui dez recomendações para melhorar o estado dos oceanos e das áreas litorâneas.
Dilma participou nesta semana da Cúpula do G20 realizada entre quinta e sexta-feira na cidade francesa de Cannes.
NULL
NULL
NULL