O presidente eleito Donald Trump indicou nesta quinta-feira (05/01) o ex-senador republicano Dan Coats para o posto de diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, segundo fontes da equipe de transição consultadas pela imprensa local.
Esse cargo é o mais importante que faltava ser definido por Trump na formação de sua futura equipe, que começará a trabalhar no dia 20 de janeiro. O magnata ainda precisa escolher os nomes que comandarão as secretarias de Agricultura e Assuntos de Veteranos.
O titular desse cargo, criado em 2004 após os atentados de 11 de setembro de 2011, é o principal assessor presidencial em temas de inteligência e supervisiona e coordena as ações de toda a organização militar e civil dos serviços de informação e espionagem.
Agência Efe
Ex-senador de Indiana Dan Coats assumirá como novo diretor de Inteligência Nacional caso nomeação seja confirmada pelo Senado
NULL
NULL
Coats foi senador pelo estado de Indiana entre 1989 e 1999 e também entre 2010 e 2016. Trabalhou nos comitês de Inteligência e das Forças Armadas no Senado e também foi embaixador dos Estados Unidos na Alemanha.
A escolha de Coats para o cargo surge em meio a críticas de Trump em relação aos serviços de inteligência, que atribuíram os ciberataques ocorridos nas últimas eleições à Rússia, acusações classificadas como ‘absurdas’ pelo Kremlin. O presidente eleito, que têm advogado pela aproximação entre os dois países, também rejeitou as conclusões das agências de inteligência estadunidenses.
(*) Com Agência Efe