O governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, tomou posse nesta terça-feira (21/01) para o segundo mandato. Ele reassume o cargo em meio ao escândalo da ponte que teria sido fechada para atrapalhar um prefeito democrata rival.
Christie, que centrou seu discurso nas conquistas de seus quatro anos de governo e nos desafios futuros, sem mencionar os escândalos, tentou voltar ao debate das políticas estaduais e insistiu em superar as diferenças, inclusive as ideológicas, para a prosperidade de Nova Jersey.
“Não podemos ser vítimas da atitude de Washington. A atitude que põe cada um em uma caixa da qual não pode sair. A atitude que põe triunfos políticos acima dos acordos políticos”, disse o governador, entre aplausos.
Agência Efe
O republicano Chris Christie tomou posse nesta terça para novo mandato como governador de Nova Jersey
NULL
NULL
Na semana passada, o governo de Christie foi envolvido no fechamento parcial do tráfego em uma ponte em represália política contra o prefeito da cidade de Fort Lee. Uma série de emails e mensagens de texto divulgados provou que seus funcionários ordenaram a interdição da algumas faixas da Ponte George Washington (ligação entre a ilha de Manhattan, em Nova York, e a cidade de Fort Lee, em New Jersey).
Pela via, transitam diariamente quase 300 mil veículos, fazendo da ponte sobre o Rio Hudson uma das ligações mais movimentadas do mundo. A manobra, agora investigada pela Promotoria-Geral dos EUA, provocou um pesadelo no trânsito da cidade, adicionou horas ao traslado e prejudicou a vida de milhares de pessoas.
Chris Christie é atualmente uma das figuras de maior proeminência do Partido Republicano nos EUA. Seu nome é sempre lembrado quando se especula o cenário político do pleito presidencial de 2016. O escândalo da Ponte George Washington representa, até o momento, o mais grave desafio da sua carreira na política nacional.
(*) Com Efe