Os governos do Equador e do Haiti firmaram nesta quinta-feira (12/07) um convênio de cooperação para manter a reconstrução do país caribenho devastado por um terremoto em janeiro de 2010.
A assinatura do acordo contou com a presença dos presidentes do Equador, Rafael Correa, e do Haiti, Michel Martelly, que realiza uma visita oficial a Quito.
Correa informou que uma nova missão do país irá a Porto Príncipe para continuar apoiando o restabelecimento da infraestrutura afetada pelo tremor. Ele também confirmou a entrega de 15 milhões de dólares (cerca de 30,7 milhões de reais) em ajuda adicional para tentar reverter as consequências do tremor que provocou a morte de mais de 200 mil pessoas.
O presidente equatoriano recordou que a primeira missão de engenheiros do país conseguiu, entre outras obras, reconstruir 138 pontes. Em um primeiro momento, o equador investiu 13,5 milhões de dólares (cerca de 27,6 milhões de reais).
Ao agradecer a ajuda, Martelly informou que a cooperação de Quito se estenderá à formação de policiais e à proteção de pessoas com deficiência.
O mandatário haitiano aproveitou a visita para conhecer a situação de cidadãos de seu país que vivem no equador, dois mil dos quais legalizaram sua situação migratória por decisão do governo local.
NULL
NULL