Dois dias depois do resgate dos 33 mineiros no Chile, as autoridades do Equador informaram que quatro trabalhadores estão soterrados a cerca de 150 metros de profundidade em uma mina de ouro no sul do país. Até agora não há notícias sobre eles, nem nenhum tipo de comunicação foi feita.
“Não, absolutamente não temos sinais”, disse o subsecretário de Minas, Jorge Espinosa, à Agência Efe. Por enquanto, segundo ele, “não se pode verificar nada sobre o estado dos mineradores”.
Leia mais:
Chile: o verdadeiro milagre dos milagres
Mineiros chilenos são vítimas da flexibilização trabalhista
Termina resgate de mineiros soterrados no Chile após menos de 24 horas
Último mineiro resgatado é filho de desaparecido em ditadura de Pinochet
Confira a lista completa dos mineiros chilenos, por ordem de resgate
Local onde mineiros foram resgatados no Chile pode se tornar museu a céu aberto
Para irmã de trabalhador resgatado no Chile, donos de mina San José são “assassinos”
Na madrugada da sexta-feira (15/10) houve um deslizamento na mina localizada no setor conhecido como Pico Americano, perto da cidade de Portovelo, cerca de 400 quilômetros a sudoeste de Quito, bloqueando a passagem dos mineiros. No momento do acidente mineiro saiu ileso, permitindo que a informação sobre o incidente chegasse as autoridades responsáveis.
Os trabalhos de resgate já estão sendo para tentar chegar ao local onde se presume que estejam os operários. A escavação de uma brecha na lateral de uma das galerias para é a primeira alternativa para tentar acessar o local. “Continuamos trabalhando. Esperamos fazê-lo o mais rápido possível, levando em conta que está muito perigosa a limpeza (dos escombros) da galeria que está desmoronada”, acrescentou o subsecretário.
Segundo Espinosa, que é possível que neste sábado haja um acesso mais fácil ao local da tragédia, o que permitiria fazer uma melhor avaliação de “quanto tempo vai levar chegar ao local onde, supostamente, devem estar os mineradores”.
A Secretaria Nacional de Gestão de Riscos informou que o desmoronameno ocorreu na madrugada desta sexta-feira e que os mineradores soterrados foram identificados como Walter Vera, Ángel Vera, Paúl Aguirre e Pedro Mendoza.
*Com agências
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL