A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) vai sediar, nesta quarta-feira (08/11), um evento gratuito que pretende tratar de um ponto ainda pouco discutido dentro da teoria marxista: o direito. Serão três palestras que irão abordar teóricos como Poulantzas e Pachukanis.
Uma das palestras será feita pelo professor PUC Pedro Estevam Serrano, que terá como tema “o direito no pensamento de Poulantzas”. Nicos Poulantzas foi importante filósofo e sociólogo grego, membro do Partido Comunista da Grécia e teórico marxista.
Serrano afirma que “pouco se fala das teorias marxistas do direito no Brasil”. “A ideia do evento é fazer um debate mais didático que aborde três autores importantes que tratam deste tema, por meio de uma exposição sintética para apresentar as ideias gerais dos pensadores”, diz.
Wikimedia Commons
Evento pretende debater a obra de três autores que tratam da temática do marxismo no direito.
NULL
NULL
O evento é organizado por Serrano e pelo professor Júlio Antonio Mella, também da PUC e que participará com a palestra “o direito no marxismo latino-americano”. Os debates serão mediados pela advogada e mestre em direito administrativo pela PUC Renata Possi Magane.
Veja a programação completa:
Pedro Estevam Serrano: professor da PUC/SP, pós-doutor pela Universidade de Lisboa.
Tema: O Direito no Pensamento de Poulantzas.
Pietro Alarcon: professor da PUC/SP, formado pela Universidad Libre de Colômbia e pela instituição Júlio Antonio Mella de Havana/Cuba.
Tema: O direito no marxismo latinoamericano.
Silvio Almeida, doutor em filosofia e teoria geral do direito pela USP e professor do Mackenzie.
Tema: O pensamento de Pachukanis.
Juliana Paula Magalhães, doutoranda e mestra em filosofia e teoria geral do direito pela USP. Bacharela em direito pela referida instituição.
Tema: O direito em Althusser.
Serviço:
Debate: Direito e Marxismo
Local: Rua Ministro Godoy, 969 – Perdizes/SP – Auditório 333
Horário: 19:30 – 22:00
Entrada gratuita