O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou Andrés Manuel López Obrador pela vitória na eleição presidencial do México.
“Felicito ao povo irmão mexicano e a seu presidente eleito, @lopezobrador_. Que se abram as largas alamedas da soberania e da amizade de nossos povos. Com ele, triunfa a verdade sob a mentira e se renova a esperança da Pátria Grande”, disse Maduro, pelo Twitter.
Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, também parabenizou AMLO, como o mexicano é conhecido.
“Parabéns a Andrés Manuel López Obrador por se tornar o próximo presidente do México. Quero muito poder trabalhar com ele. Há muito a ser feito em benefício dos Estados Unidos e México”, disse Trump pelo Twitter.
Boa parte da campanha de AMLO foi feita reforçando a oposição ao presidente norte-americano, que pretende construir um muro na fronteira EUA-México. Mesmo assim, uma das propostas de López Obrador é, inclusive, vender o avião presidencial do México para o mandatário dos EUA.
José Antonio Meade, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), e Ricardo Anaya, do PAN (Partido da Ação Nacional), admitiram a derrota de suas candidaturas e reconheceram a eleição de Andrés Manuel López Obrador como novo presidente do México. A apuração segue lenta – 1% dos votos até o momento -, mas mostra larga vantagem de AMLO, como o candidato é conhecido.
Meade concedeu a derrota por volta das 20h30 locais (22h30 no Brasil), dizendo que a tendência se mostrava “favorável” a AMLO. Por sua vez, Anaya falou em “oposição firme”. “Nas causas em que nos são comuns, contará com nosso apoio. Na agenda em que dissentimos, encontrará uma oposição tão firme e frontal quanto institucional e democrática”, disse.
Apoiadores de López Obrador se concentraram no Zócalo, no centro da capital mexicana. Às 21h40 (23h42 no Brasil), AMLO saiu de seu comitê central na Colônia Roma, também na região central da Cidade do México, e foi encontrar os eleitores.
NULL
NULL
NULL