Fernando González Llort, que faz parte do grupo que ficou conhecido como “Cinco Cubanos”, foi nomeado nesta quarta-feira (29/03) novo presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), onde ocupava a vice-presidência desde 2014.
González Llort retornou a Cuba após ficar 15 anos preso nos Estados Unidos, acusado de espionagem e envolvimento no abatimento de dois aviões, e é considerado um herói na ilha. Na época das prisões, Havana reconheceu que ele e mais Gerardo Hernández, René González, Tony Guerrero, e Ramón Labañino eram agentes infiltrados do serviço secreto de Cuba.
Cubadebate
Fernando González Lllort foi nomeado novo presidente do ICAP
NULL
NULL
Os cinco faziam parte de uma complexa operação batizada como “Rede Vespa”. Instalados na Flórida e disfarçados de desertores do regime cubano, o esquadrão de 14 integrantes tinha a tarefa de munir Havana com informações sobre as organizações terroristas anticastristas que operavam no país. Ao retornar a Cuba, continuou o ativismo pela libertação de Hernández, Guerrero e Labañino.
O ICAP tem a missão de apoiar aqueles que, fora da ilha, se opõem e denunciam os ataques a Cuba, em especial o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.
González Llort graudou-se, em 1987, em relações políticas internacionais, no Instituto Superior das Relações Internacionais do governo Cubano. Entre 1987 e 1989, cumpriu missão em Angola.