Efe
As ações da gigante informática Google sofreram nesta quinta-feira (18/10) uma desvalorização de mais de 9% e provocaram um circuit break no índice tecnológico Nasdaq. Horas antes da abertura do pregão, a companhia apresentava a seus acionistas uma queda de 20,2% em seu lucro líquido na comparação com o mesmo trimestre de 2011.
Não informações oficiais da razão pela qual a cúpula do Google optou por revelar estes resultados com antecipação e no momento em que os mercados estavam prestes a abrir. O mais comum é que empresas anunciem seu dados sobre seu desempenho quando os mercados estão fechados para evitar impactos repentinos na cotação de seus títulos. Essa estratégia permite, em tese, maior tranqüilidade para os investidores avaliarem o real impacto dos números.
De acordo com a CNBC, emissora especializada em finanças, o Google teria responsabilizado a empresa R.R Donnelley pela divulgação “adiantada” e “desautorizada” das informações. A corretora aparentemente enviou a informação à SEC (Comissão da Bolsa de Valores dos EUA, na sigla em inglês) quase quatro horas antes do combinado.
NULL
NULL
Conforme apurou a Agência Efe, o documento enviado à SEC nesta quinta é muito similar a um comunicado de imprensa. Os autores constatam que “falta uma citação de Larry”, o que indica que este poderia ser uma minuta sem frases do executivo-chefe do Google, Larry Page.
Os lucros
Apesar da redução dos lucros, as receitas trimestrais da empresa cresceram 18,5% e atingiram a marca de 11,5 bilhões de dólares. Se for contabilizado o desempenho da Motorola, uma das filiais do Google, o número chega até 14,1 bilhões de dólares.
Entre julho e setembro, na comparação com o mesmo período em 2011, as receitas totais do Google, ao lado de suas filiais, avançaram 45%.
Por trás da considerável redução dos lucros está um aumento de 70,5% nas despesas da companha, que passaram de 6,6 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2011 para 11,3 bilhões entre julho e setembro. Ao mesmo tempo, o custo médio pago pelos anunciantes por cada clique nos sites do Google caiu 15% em termos anualizados, e 3% trimestralmente. Apesar disso, os consumidores aumentaram em 33% os cliques em anúncios em relação a julho e setembro de 2011.