O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, convocou para esta quinta-feira (03/11) uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, após o governo perder a maioria absoluta para a moção de confiança que será votada nesta sexta-feira (04/11).
Dois deputados do partido governista Pasok disseram que irão votar contra o governo. Papandreou detém uma maioria apertada, de 152 deputados em um Parlamento com 300.
Contra o plano se manifestaram também cinco ministros, entre os quais o número dois do governo, o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos.
Está previsto ao longo do dia um encontro do Pasok, em um momento em que cresce dentro da legenda a oposição ao referendo convocado por Papandreou para avaliar o plano de resgate à Grécia. Se Papandreou não ganhar o voto de confiança, o Executivo grego poderá cair, o que deixaria sem efeito o plano de realizar um referendo sobre o pacote de resgate da União Europeia à Grécia.
“O primeiro-ministro deve por em marcha os procedimentos constitucionais e partidários para uma transição política suave. Ele pertence ao passado” , disse Dimitris Lintzeris, deputado do partido governista.
NULL
NULL
NULL