O 15º Congresso do Partido Comunista da União Soviética referendou em 27 de dezembro de 1927 a resolução de expulsão do Partido de Trotsky e Zinoviev tomada na reunião conjunta do Comitê Central e da Comissão de Controle. Ficou definida a saída também de todos os elementos ativos do chamado ‘bloco trotskista-zinovievista’, tais como Radek, Preobrazhenski, Rakovski, Piatakov, Serebriakov, I. Smirnov, Kamenev, Sarkis, Safarov, Lifshitz, Mdivani, Smilga e de todo o grupo dos “centralistas democráticos”, Sapronov, V. Smirnov, Boguslavski, Drokhnis e outros.
O 15º Congresso foi aberto em 2 de dezembro de 1927. Tomaram parte nele 898 delegados com palavra e voto e 771 com palavra somente, representando 887.233 filiados e 348.957 aspirantes.
Wikicommons
Leon Trotsky ao lado de Harry De Boer e James H. Bartlett e suas esposas, no México em 1940
Assinalando no seu informe os êxitos da industrialização e o rápido desenvolvimento da indústria socialista, Stalin apresentava ao Partido a tarefa de desenvolver e fortalecer os postos de comando socialistas em todos os ramos da economia, tanto na cidade como no campo, com o fim de liquidar os elementos capitalistas na economia nacional.
Fazendo um paralelo entre a agricultura e a indústria e assinalando o atraso daquela, principalmente no cultivo de cereais, atraso que se explicava pelo desmembramento da agricultura, incompatível com a aplicação da técnica moderna, Stalin destacava que este estado pouco satisfatório da agricultura representava um perigo para toda a economia nacional.
“Onde está a solução?” .“A solução está na passagem das pequenas explorações camponesas espalhadas para as grandes explorações unificadas na base do cultivo em comum da terra, na passagem ao cultivo coletivo da terra na base de uma nova e mais elevada técnica. A solução está em que as pequenas e diminutas explorações camponesas se agrupem paulatina, porém infalivelmente, não por meio da coação, mas por meio do exemplo e da persuasão, em grandes explorações, sobre a base do cultivo em comum, do cultivo cooperativo, coletivo da terra, mediante o emprego de maquinaria agrícola e de tratores e a aplicação de métodos científicos destinados a intensificar a agricultura.”
O 15º Congresso tomou a resolução de desenvolver por todos os meios a obra de coletivização da agricultura. Traçou um plano para desenvolver e consolidar uma rede de kolkhoses e sovkhoses e deu instruções claras e precisas sobre os métodos de luta em prol da coletivização da agricultura.
Finalmente, partindo do fortalecimento do princípio da planificação na economia nacional e visando a organização, segundo um plano, da ofensiva do socialismo contra os elementos capitalistas em toda a frente da economia nacional, o Congresso deu aos organismos competentes a norma de estabelecer o primeiro Plano qüinqüenal da economia nacional soviética.
Rompimento
Depois de examinar os problemas da edificação do socialismo, o 15º Congresso passou ao problema da liquidação do ‘bloco trotskista-zinovievista’.
O Congresso, sob a liderança de Josef Stálin, avaliou que “a oposição rompeu ideologicamente com o leninismo, degenerou em um grupo menchevique, abraçou o caminho da capitulação ante as forças da burguesia internacional e interior e se converteu, objetivamente, numa arma da terceira força contra o regime da ditadura proletária”
O Congresso concluiu que as discrepâncias existentes entre a maioria do Partido e a oposição tinham-se agravado e que haviam se convertido em questões programáticas. Por fim, o encontro declarou que pertencer à oposição trotskista e propagar suas ideias era incompatível com a permanência dentro das fileiras do Partido bolchevique.
NULL
NULL
NULL