O código Morse, inventado pelo físico norte-americano Samuel Finley Breese Morse em 1838, cessa oficialmente de funcionar em 1º de fevereiro de 1999. Depois de mais de 90 anos de bons serviços, é substituído pelo sistema satelital de resgate internacional, GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System – Sistema de Resgate e Segurança Marítimo Global).
A primeira linha telegráfica é inaugurada em 24 de maio de 1844 entre Washington e Baltimore. O telégrafo elétrico havia sido posto em prática sete anos antes por Morse. Ele valeu-se de um código telegráfico em que os caracteres eram representados por um conjunto de pontos e traços separados por espaços. Esse sistema de telecomunicação iria rapidamente se impor no mundo inteiro. Em 1865, após a realização de algumas modificações no sistema, o Congresso Internacional Telegráfico regulamentou o código Morse Internacional, que proporcionou maior dinamismo às comunicações.
Por ocasião da conferência internacional sobre sinais telegráficos que teve lugar em Berlim em 22 de novembro de 1906, o S. O. S. (Save Our Souls – salvem nossas almas) é adotado como sinal-rádio de perigo e pedido de socorro universal. Foi escolhido por sua simplicidade: 3 pontos, 3 traços, 3 pontos. O Titanic teria sido o primeiro navio a utilizar o código Morse para pedir socorro, embora haja registro de que o primeiro resgate marítimo depois de pedido de socorro utilizando o código Morse ocorreu em 1899, no Estreito de Dover.
Leia mais:
1893: Samuel Morse demonstra o telégrafo
1879: Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica
1876: Graham Bell, inventor do telefone, faz a primeira ligação
1888: Heinrich Hertz propõe uma teoria de ondas eletromagnéticas
Funcionamento
O código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos, além de pontos e traços para transmitir mensagens.
Esse sistema é composto por todas as letras do alfabeto e todos os números. Os caracteres são representados por uma combinação específica de pontos e traços. Para formar as palavras, basta realizar a combinação correta de símbolos. Utiliza correntes elétricas para controlar eletroímans que funcionam para emissão ou recepção de sinais. Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos: pulsos elétricos transmitidos em um cabo; ondas mecânicas (perturbações sonoras); sinais visuais (luzes acendendo e apagando); ondas eletromagnéticas (sinais de rádio).
Este sistema representa letras, números e sinais de pontuação apenas com uma sequência de pontos, traços, e espaços.
Com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais avançadas, o uso do código Morse foi se tornando obsoleto, embora ainda seja empregado em algumas finalidades específicas, incluindo rádio faróis, e por CW (continous wave-ondas contínuas), operadores de radioamadorismo. O código Morse é o único modo de modulação feito para ser facilmente compreendido por humanos sem ajuda de um computador, tornando-o apropriado para mandar dados digitais em canais de voz.
Outros fatos marcantes da data:
01/012/1979: Aiatolá Khomeini volta ao Irã para liderar revolução
01/02/1896: “La Bohème” de Giacomo Puccini estreia em Turim, Itália
01/02/1908: 1908 – Rei Carlos I de Portugal é assassinado junto ao filho Luis Felipe no centro de Lisboa
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL