A Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) denunciou o assassinato de mais um integrante do grupo. John Jairo Ortiz Betancur foi morto nesta quarta-feira (13/12) no município de Ituango (departamento de Antioquia), na Colômbia.
Em comunicado oficial publicado no Twitter, a organização afirma que “esse é o quarto militante assassinado no município, durante esse segundo semestre”. A nota ainda aponta para o fato de Betancur ter “recebido indulto” após a assinatura do acordo de paz entre a ex-guerrilha e o governo colombiano.
O grupo, hoje partido político, também cobrou um posicionamento do poder público: “chamamos todas as autoridades municipais e nacionais a esclarecer o ocorrido e conceder proteção a todos os nossos militantes e comunidades”.
Reprodução Facebook/Farc
John Jairo Ortiz Betancur foi morto no município de Ituango
NULL
NULL
A nota ainda se dirige à “comunidade internacional a estar atenta a sistematização com que se apresentam os fatos” e ressalta o “compromisso por uma Colômbia em que as diferenças não estejam mediadas pelas armas e pela morte”.
Hoje, o acordo de paz firmado entre a ex-guerrilha e o governo prevê anistia judicial a todos os integrantes do grupo. Após entregar todas as suas armas, as FARC se tornaram um partido político e iniciaram um processo de reintegração de seus integrantes à vida legal.
Reprodução Twitter