O governo de Israel confirmou que disparou mísseis no Mar Mediterrâneo na manhã desta terça-feira (03/09). Os artefatos foram lançados como parte de um treinamento militar entre israelenses e norte-americanos. O objetivo, segundo informações da imprensa russa, era testar o míssil Ankor, que funciona sob um sistema de radar.
Leia mais:
Mundo perderá controle da situação se houver ataque à Síria, afirma Assad
Agência Efe
Militares israelenses durante exercício: Defesa confirmou que disparou mísseis no Mediterrâneo
O disparo foi feito em meio ao agravamento da crise na Síria. O temor da comunidade internacional era que os mísseis tivessem como objetivo o território sírio. Moscou, no entanto, afirmou que os artefatos militares caíram no mar Mediterrâneo antes de sequer chegar perto da Síria.
Leia mais:
Reino Unido concedeu licenças para exportação à Síria de gases usados em armas químicas
Segundo informações da imprensa europeia, o Ministério da Defesa russo informou que foi alertado sobre os testes por volta das 10h16 (horário local, 4h16 de Brasília). De acordo com o órgão, os mísseis atravessaram a área central do Mediterrâneo em direção à costa.
Autoridades do Ministério da Defesa de Israel informaram, no entanto, que os mísseis Ankor foram lançados às 9h15 hora local (4h15 horário de Brasília). A Marinha norte-americana divulgou comunicado, no qual negou que os lançamentos ocorreram a partir de navios de guerra que estão no Mar Mediterrâneo.
Leia mais:
Síria afirma que provas dos EUA sobre uso de armas químicas são falsas
Os testes com mísseis ocorrem no momento em que os EUA anunciaram a decisão de promover uma intervenção militar na Síria, depois das denúncias de uso de armas químicas matando cerca de mil civis, inclusive crianças e adolescentes. A decisão norte-americana conta com o apoio de Reino Unido e França.
(*) Com informações das agências de notícias
NULL
NULL