O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente eleito do Panamá, Ricardo Martinelli, e se comprometeu a trabalhar para reforçar a cooperação entre os dois países, informaram fontes oficiais.
Martinelli, que se reuniu com Lula ontem (24) em Brasília durante quase uma hora (foto abaixo, de Wilson Dias/ABr), tomará posse no dia 1º de julho e convidou o brasileiro para participar do evento.
Nenhum dos dois deu declarações depois do encontro, mas a conversa girou em torno do interesse recíproco em reforçar o comércio entre os países, que chegou a US$ 416,2 milhões em 2008.
Leia mais:
Panamá, um país que cresce apesar da crise
Lula e Martinelli concordaram que devem tentar equilibrar a balança comercial, pois, do total registrado no ano passado, US$ 391,2 milhões corresponderam a exportações brasileiras.
Fontes diplomáticas disseram que Lula também deu apoio a diversas iniciativas do governo do Panamá ligadas aos dois países, como a feira Casa Design, que reunirá empresas brasileiras do setor de construção na Cidade do Panamá, em agosto.
Outro assunto abordado foi a negociação para um possível acordo comercial entre o Mercosul e o Sica (Sistema da Integração Centro-Americana), que ambos se comprometeram a impulsionar.
O Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, busca desde 2004 um acordo comercial com o Sica, formado por Panamá, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua, com a República Dominicana como país associado. Mas as negociações avançaram pouco desde então.
Martinelli, que na segunda-feira se reuniu em Bogotá com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, voltou para seu país logo depois da reunião.
NULL
NULL
NULL