O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (31/08) que a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão foi a “melhor decisão” em relação à invasão que durou 20 anos.
As declarações ocorreram um dia após ser concluído o prazo de saída dos EUA e aliados do Afeganistão. Biden reforçou que só haviam duas escolhas: a retirada ou a escalada do conflito. “Eu não ia estender essa guerra para sempre”, disse.
O presidente afirmou que o prazo final de 31 de agosto para deixar o país asiático “não foi uma data arbitrária, mas uma data para salvar vidas norte-americanas”. E disse que ainda há 100 ou 200 norte-americanos no território afegão e não há prazo para retirá-los de lá. “Vamos deixá-los sair se quiserem partir”.
“O sucesso extraordinário desta missão se deve ao talento incrível, à coragem, à determinação altruística dos militares norte-americanos, nossos diplomatas e nossos profissionais de Inteligência”, disse o mandatário.
Biden declarou ainda que nenhuma nação jamais fez algo parecido com o que chamou de um “dos maiores transportes aéreos da história”. “Apenas os Estados Unidos tiveram a capacidade, a vontade e a habilidade de fazer”, pontuou.
Ao longo dos 20 anos de ocupação, mais de 2,4 mil militares dos EUA foram mortos na guerra do Afeganistão, com quase 23 mil feridos. O democrata afirmou que os EUA continuarão a apoiar os afegãos, por meio da diplomacia e da ajuda.
U.S. Central Command Public Affairs/DVIDSHub
Último avião dos EUA embarcando militares norte-americanos para finalizar a saída do Afeganistão em 30 de agosto
“Nós entregamos justiça a Bin Laden há mais de uma década. A Al-Qaeda foi dizimada”, disse Biden, explicando que “este é um novo mundo” e há ameaças do grupo Al-Shabab, afiliado da Al-Qaeda e do Estado Islâmico.
Para o mandatário, a estratégia dos EUA precisa mudar e não é mais necessário ter tropas para participar dos conflitos. “Atacamos o EI-K remotamente dias depois que eles assassinaram 13 de nossos militares e dezenas de afegãos inocentes”.
“EI-K, ainda não terminamos com você”, ameaçou Biden, dizendo que os Estados Unidos nunca vão descansar para aqueles que desejam mal à América. “Não vamos perdoar, esqueça, vamos caçar até os confins da terra e vocês vão pagar o preço final”.
EUA finalizam retirada de tropas do Afeganistão
Os últimos aviões militares dos Estados Unidos deixaram o Afeganistão nesta segunda-feira (30/08) com tropas e funcionários da embaixada de Cabul a bordo.
O grupo fundamentalista islâmico Talibã comemorou o fim da retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão e afirmou que agora o país finalmente se tornou independente.
“Esta noite, exatamente à meia-noite, os últimos soldados norte-americanos deixaram o aeroporto de Cabul e nosso país alcançou a independência completa. Louvado seja Deus”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.
(*) Com Ansa.