As autoridades de saúde do Mali confirmaram nesta quinta-feira (23/10) que uma menina de dois anos, foi diagnosticada com o vírus ebola e se tornou o primeiro caso registrado no país. Ela estava viajando a partir de Conacri, na Guiné, um dos locais onde a epidemia está mais aguda, e passou pela capital malinesa, Bamaco.
Agência Efe
Paciente com suspeita de ebola se prepara para ser levado por ambulância na LIbéria; Mali confirmou o primeiro caso
O ministro da Saúde do Mali, Ousmane Kone, afirmou na TV estatal que a garota infectada está sendo tratada na cidade de Kayes, a 615 quilômetros a noroeste de Bamaco. Na semana passada, segundo a agência Efe, o pai da menina morreu em Conacri provavelmente em decorrência da doença.
NULL
NULL
Os dois testes feitos com a garota deram positivo para o ebola. As pessoas que tiveram contato com ela deverão ficar em quarentena.
O quadro de saúde dela evolui favoravelmente, disse o ministro, que enviou uma mensagem de tranquilidade à população, garantindo que foram tomadas todas as medidas necessárias para isolar os casos suspeitos.
O país se torna, assim, o sexto da África Ocidental a registrar o vírus, que fez a maioria das vítimas em Serra Leoa, na Libéria e na Guiné. Nestes três países, quase 5.000 pessoas já morreram em decorrência da doença. Senegal e Nigéria, que registraram casos, foram considerados livres do ebola pela Organização Mundial da Saúde.
(*) Com Efe