Autoridades, familiares e líderes religiosos de Israel criticaram o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, após a revelação de que seu filho namora uma jovem norueguesa que não tem origem judaica. Segundo o jornal Dagen, Yair Netanyahu, 23, namora a escandinava Sandra Leikanger, 25. Ambos estudam no Centro Interdisciplinar de Herzelyia, em Israel.
Reprodução/ Facebook
Jovem norueguesa é chamada de 'goya' pela imprensa israelense, expressão pejorativa para quem não tem origem judaica
“É um problema grave”, afirmou Nissim Zeev, membro do partido religioso Shaas, ao Jerusalem Post. Para Moshe Feiglin, deputado do Likud, partido de Netanyahu, o relacionamento é “muito lamentável”. Com a repercussão do caso, os veículos ortodoxos não pouparam críticas, qualificando a jovem de “goya”, expressão pejorativa em hebraico que descreve as pessoas que não têm origem judaica.
Para o cunhado de Netanyahu, o ultradireitista Jagai Ben Artzí, se seu sobrinho “não romper a relação com a norueguesa, estará cuspindo no túmulo de seus avôs”. A declaração leva em conta a lógica do judaísmo ortodoxo radical, que entende casamentos mistos de judeus com membros de outra religião como uma penalidade grave à família. Os críticos temem que a atitude aumente essa prática que, para eles, ameaça o futuro da tradição.
NULL
NULL
No entanto, durante o Fórum Econômico de Davos, que começou na última semana, Netanyahu comentou com a premiê norueguesa Erna Solberg que Yair estava na Noruega de férias com sua namorada. Na ocasião, Netanyahu afirmou que era um novo ponto de partida nas relações entre os dois países.
Conhecido por ser um nacionalista fervoroso, o primeiro-ministro israelense foi casado, entre 1981 e 1984, com Fleur Cates, que também não era judia, mas depois se converteu.