O futuro secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou nesta quinta-feira (15/12) Maria Luiza Ribeiro Viotti, ex-embaixadora brasileira em Berlim, como chefe de gabinete. Além da brasileira, integrarão a equipe de Guterres a nigeriana Amina J. Mohammed, indicada como vice-secretária-geral, e a sul-coreana Kyung-wha Kang, que assumirá o novo cargo de Assessora Especial em Política.
“Estas indicações são o alicerce do meu time, que continuarei a construir, respeitando meu compromisso de igualdade de gênero e diversidade geográfica”, afirmou Guterres, que disse ainda que as escolha foi feita baseada na “sólida experiência que as três possuem em assuntos globais, desenvolvimento, diplomacia, direitos humanos e ação humanitária”.
Atual subsecretária para Ásia e Pacífico do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora em Berlim de 2013 a 2016 e membro da Representação Permanente do Brasil nas Nações Unidas (2007 a 2011), além de ter atuado como vice-presidente da comissão preparatória da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável em Johanesburgo.
Paulo Filgueiras/ONU
Diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Vioti foi indicada para ser chefe de gabinete do futuro secretário-geral da ONU
NULL
NULL
Já a futura vice-secretária-geral Amina J. Mohammed é ministra do meio ambiente da Nigéria e foi assessora especial do secretário-geral Ban Ki-moon no Planejamento de Desenvolvimento pós- 2015, fundamental para promover a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Terceira integrante do gabinete anunciado por Guterres nesta quinta-feira, a sul-coreana Kyung-wha Kang é chefe do time de transição do futuro secretário-geral. Ela trabalhou como assistente do secretário-geral para assuntos humanitários desde 2013 e foi vice-alto-comissária para Direitos Humanos entre 2007 e 2013.
António Guterres, que tomou posse nesta segunda-feira (12/12), assume o cargo de secretário-geral da ONU no dia 1º de janeiro de 2017. Ele sucederá Ban Ki-moon, diplomata sul-coreano que lidera a organização desde 2007.