O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que irá propor um novo juiz para a Corte Suprema antes de deixar a Casa Branca, a fim de substituir o magistrado conservador Antonin Scalia, que morreu neste sábado aos 79 anos, e apesar da ameaça de veto dos republicanos do Senado.
“Tenho a intenção de cumprir com minha obrigação constitucional e nomear um sucessor no tempo adequado. Haverá muito tempo para que eu faça isso e para que o Senado cumpra com sua responsabilidade”, disse Obama na cidade de Rancho Mirage, na Califórnia.
Agência Efe
Juiz Antonin Scalia morreu neste sábado, aos 79 anos
“Estas são responsabilidades que levo muito a sério, como tenho certeza que todo mundo. São responsabilidades maiores que qualquer partido”, acrescentou o presidente em resposta às ameaças de veto dos republicanos do Senado, Casa encarregada de confirmar o substituto proposto por Obama.
Designado para a Corte Suprema em 1986 pelo então presidente Ronald Reagan o juiz Antonin Scalia foi achado morto na manhã de sábado em sua residência no oeste do Texas, aparentemente por causas naturais.
Horas depois da morte de Scalia e com a bandeira americana içada a meio mastro na Corte Suprema, os legisladores começaram a batalha para nomear o sucessor do magistrado, que deve ser nomeado pelo presidente do país, mas precisa obter a confirmação do Senado.
Veto republicano
O líder da maioria republicana na Câmara Alta, Mitch McConnell, ameaçou vetar qualquer substituto que Obama proponha, já que considera que o próximo presidente deve escolher o novo juiz. Portanto, para McConnell, o assento de Scalia deve permanecer vazio até que Obama deixe a Casa Branca, dentro de 11 meses.
NULL
NULL
Contra ele, o líder da minoria democrata no Senado, Harry Reid, considerou que Obama deve enviar ao Senado um candidato de forma “imediata” e lembrou que a Câmara Alta “tem a responsabilidade de preencher as vagas o quanto antes possível”.
A oposição entre os senadores republicanos para nomear um substituto recebeu o apoio de alguns candidatos à indicação presidencial do partido, como o senador Ted Cruz, que também é do Texas. Para ele, Scalia foi um “herói”. “O Senado deve se assegurar que o próximo presidente nomeie seu substituto”, afirmou.
Agência Efe
Com morte de juiz, bandeira dos EUA ficou a meio mastro em frente à Suprema Corte do país
Por sua vez, a candidata presidencial democrata Hillary Clinton afirmou em comunicado que “os republicanos do Senado e da campanha presidencial que pedem que o lugar do juiz Scalia fique desocupado estão desonrando a Constituição”.
A Corte Suprema dos EUA é formada por nove juízes, com cargos vitalícios. Até a morte de Scalia, havia um equilíbrio entre o número de conservadores e progressistas. Por esse motivo, uma nova nomeação de Obama poderia inclinar a batalha a favor dos progressistas.
A nomeação de um novo juiz, com o poder de moldar as leis dos EUA, chega em um momento crucial para o país, imerso em um competitivo processo de primárias para nomear os candidatos democrata e republicano que vão concorrer à Casa Branca nas eleições presidenciais de novembro deste ano.
(*) Com Efe