Em discursos alinhados, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, defenderam nesta sexta-feira (18/05) a adoção de medidas em benefício do crescimento econômico sem detrimento ao equilíbrio fiscal. Os dois chefes de Estado, que se encontraram oficialmente pela primeira nesta sexta-feira (18/05), na Casa Branca, também defenderam que a Grécia permaneça na zona do Euro. O encontro antecedeu a participação dos dois na cúpula do G8, em Camp David (Estado de Maryland, leste dos EUA).
Agência Efe
Hollande (esq.) faz sua primeira visista oficial a Washington desde a posse, no último dia 15; Obama pode ser aliado estratégico
Ao que tudo indica, Hollande encontrou no presidente norte-americano um aliado frente à ferrenha defesa da austeridade feita pela chanceler alemã, Angela Merkel, que também participará da cúpula.
NULL
NULL
Os dois líderes, que não abriram o encontro para perguntas da imprensa, prometeram que, diante dos outros representantes das oito principais economias do mundo, irão conduzir “um enfoque responsável para a consolidação fiscal associado a um programa de crescimento forte” na Europa, diz Obama. “O crescimento deve ser uma prioridade”, afirmou Hollande.
Afeganistão
No encontro, Hollande confirmou que irá adiantar a retirada das tropas francesas no Afeganistão até o fim do ano. O presidente francês voltou a defender sua posição, uma das promessas de sua campanha, apesar dos pedidos do democrata para que a França seguisse o calendário dos planos de retirada dos demais países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que operam a ocupação do país asiático.
O último soldado da aliança deverá deixar o solo afegão somente em 2014, treze anos após a guerra que derrubou o regime talibã. No entanto, ele afirmou que os acordos de treinamento de tropas afegãs pelos franceses serão cumpridos.
“Lembrei ao presidente Obama que havia feito a promessa de retirar nossas tropas de combate do Afeganistão no fim de 2012 (…)Vamos apoiar o Afeganistão de uma maneira diferente. Buscaremos um formato diferente. E isso será feito com um bom entendimento com nossos aliados, dentro da Isaf (nome da missão da OTAN que ocupa o país)”, declarou Hollande. As discussões sobre as tropas no Afeganistão serão discutidas a partir de domingo, em outro encontro de cúpula, o da OTAN, em Chicago, que ocorrerá logo após a reunião do G8.
Hollande foi eleito em 6 de maio, tornando-se o segundo presidente socialista da Quinta República francesa. Ele derrotou Nicolas Sarkozy, da direita conservadora, que defendia as medidas de austeridade. Obama tentará a reeleição no dia 6 de novembro, quando deverá enfrentar o republicano Mitt Romney.
(*) com agências internacionais