O ex-agente da CIA e da NSA (Agência de Segurança Nacional) Edward Snowden afirmou nesta segunda-feira (01/07), por meio de carta publicada no site do Wikileaks, que o governo de Barack Obama está usando a sua cidadania norte-americana como “uma arma” para exigir o seu retorno aos Estados Unidos.
“Durante décadas, os Estados Unidos da América foram um dos mais fortes defensores do direito humano à busca de asilo. Infelizmente, esse direito, definido e votado pelos EUA no artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, está sendo rejeitado pelo atual governo do meu país.”
Agência Efe
“A administração Obama tem adotado a estratégia de usar a cidadania como uma arma. Embora eu não esteja condenado por nada, ele revogou unilateralmente o meu passaporte, me deixando um apátrida. Sem qualquer ordem judicial, o governo agora pretende me impedir de exercitar um direito básico. Um direito que pertence a todos. O direito de requerer asilo”, acrescentou Snowden.
No documento, o responsável pela divulgação dos programas de espionagem dos Estados Unidos afirmou que Obama não tem medo dele, mas de uma população “irritada e bem informada, que exija um governo constitucional”. O texto pode ser lido na íntegra aqui.
Apesar da declaração, o ex-funcionário da CIA não detalhou para quais países fez a solicitação de asilo. De acordo com a imprensa internacional, ele teria pedido abrigo, neste domingo, a Moscou. No entanto, tal informação não foi confirmada oficialmente por nenhuma fonte diplomática russa.
NULL
NULL