A economia dos Estados Unidos sofreu retração de 6,2% no quarto trimestre de 2008, uma perda de US$ 187,4 bilhões em relação ao mesmo período de 2007. A queda superou as expectativas dos analistas do Departamento de Comércio norte-americano, que, em relatórios anteriores, afirmaram esperar uma contração entre 3,8 e 5,4%. Esse é o pior registro dos últimos 25 anos.
A principal responsável pela diminuição do PIB (Produto Interno Bruto) foi a queda no consumo pessoal, principal motor econômico dos EUA. Em comparação com o ano passado, os americanos deixaram de gastar US$ 90,7 bilhões, o menor nível de gastos dos últimos 28 anos.
Bernanke otimista
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, disse esta semana que os Estados Unidos poderiam sair da recessão ainda este ano e começar a recuperação em 2010, caso os mercados se estabilizem.
“Se as ações adotadas pelo governo, pelo Congresso e pelo Fed tiverem êxito ao conseguir certa estabilidade financeira, existe uma possibilidade razoável de que a atual recessão acabe em 2009”, afirmou Bernanke na terça-feira (24).
O relatório final será divulgado no dia 26 de março.
NULL
NULL
NULL