A Cambridge Analytica, acusada de usar para fins políticos os dados privados de 50 milhões de usuários do Facebook, desempenhou um “papel crucial” na votação para o Brexit, segundo Christopher Wylie, ex-funcionário e denunciante da empresa britânica, em entrevista publicada nesta terça-feira (27/03) por diversos jornais europeus.
Para ele, os britânicos jamais teriam aprovado o Brexit em 2016 sem a Cambridge Analytica. “Ela desempenhou um papel crucial, tenho certeza”, disse o ex-diretor de pesquisa da Cambridge Analytica, em comentários publicados pelo jornal francês Libération, que entrevistou Wylie juntamente com outros periódicos, incluindo Le Monde, Die Welt, El Pais e La Repubblica.
Wylie acusa a campanha pelo Brexit de investir no referendo de 2016 muito mais em análise de dados e propaganda do que o permitido pela legislação britânica para campanhas políticas. Segundo ele, foram pagos cerca de 700 mil euros, de forma encoberta, à AggregateIQ, empresa canadense relacionada à Cambridge Analytica. Assim contornou-se o limite de gastos imposto pela lei do país. O denunciante acredita que sem a AggregateIQ (AIQ), a campanha pró-Brexit “não teria tido sucesso no referendo” que venceu por poucos pontos percentuais.
picture-alliance/dpa/Uncredited/PA
Christopher Wylie, ex-funcionário da Cambridge Analytica, durante depoimento no Parlamento britãnico
NULL
NULL
A Cambridge Analytica, acusada de usar para fins políticos os dados privados de 50 milhões de usuários do Facebook, desempenhou um “papel crucial” na votação para o Brexit, segundo Christopher Wylie, ex-funcionário e denunciante da empresa britânica, em entrevista publicada nesta terça-feira (27/03) por diversos jornais europeus.
Para ele, os britânicos jamais teriam aprovado o Brexit em 2016 sem a Cambridge Analytica. “Ela desempenhou um papel crucial, tenho certeza”, disse o ex-diretor de pesquisa da Cambridge Analytica, em comentários publicados pelo jornal francês Libération, que entrevistou Wylie juntamente com outros periódicos, incluindo Le Monde, Die Welt, El Pais e La Repubblica.
Wylie acusa a campanha pelo Brexit de investir no referendo de 2016 muito mais em análise de dados e propaganda do que o permitido pela legislação britânica para campanhas políticas. Segundo ele, foram pagos cerca de 700 mil euros, de forma encoberta, à AggregateIQ, empresa canadense relacionada à Cambridge Analytica. Assim contornou-se o limite de gastos imposto pela lei do país. O denunciante acredita que sem a AggregateIQ (AIQ), a campanha pró-Brexit “não teria tido sucesso no referendo” que venceu por poucos pontos percentuais.