O rei Felipe VI da Espanha dissolveu o Parlamento do país nesta terça-feira (03/05), ao assinar o decreto para convocar novas eleições para 26 de junho.
Agência Efe
Rei Felipe VI assina decreto para convocação de novas eleições no Palacio da Zarzuela, em Madrid
A assinatura do decreto veio uma semana após a decisão de Felipe VI de não propor um candidato à presidência do governo, concluindo que nenhum possuía apoio suficiente para formar um novo governo.
As últimas eleições legislativas da Espanha ocorreram em 20 dezembro, mas os partidos não conseguiram chegar a um acordo para formação de um gabinete. Com isso, foi prolongado o governo interino de Mariano Rajoy, que não está autorizado a realizar reformas.
NULL
NULL
“É a primeira vez que acontece este fato no período democrático, porque não soubemos cumprir o mandato cidadão de chegar a um acordo de maioria suficiente para formar um governo”, disse o presidente do Congresso espanhol, Patxi López.
A campanha eleitoral começará no dia 10 de junho e terminará no dia 24. De acordo com López, a sessão parlamentar que iniciará a próxima legislatura deverá ocorrer em 19 de julho.