O rei da Espanha, Juan Carlos I, decidiu cortar 7,1% do seu salário bruto em 2012, seguindo o decreto do governo que diminuirá o salário dos funcionários públicos. O herdeiro do trono, príncipe Felipe, também irá abrir mão do mesmo percentual de seus recebimentos.
O rei recebia pouco mais de 292 mil euros, enquanto o príncipe ganhava cerca de 141 mil euros. Os cortes representarão uma economia de 20 mil e 10 mil euros, respectivamente. Além disso, a casa real reduzirá o seu orçamento em 100 mil euros, que se somarão aos 170 mil já cortados no orçamento geral do Estado.
Agência Efe
O rei Juan Carlos I (esquerda) e o ministro da Economia espanhol Luis de Guindos (direita) durante Conselho dos Ministros.
NULL
NULL
O monarca ainda decidiu diminuir os gastos de representação do resto da família real, que é o dinheiro que recebem a rainha Sofia, a princesa Letizia e suas filhas Elena e Cristina quando representam o país em atos oficiais.
Os funcionários de alto escalão da casa real também sofrerão cortes em seus salários. O chefe da casa, que tem o cargo equivalente ao de um ministro, terá o salário reduzido em 7,1%, enquanto os outros funcionários ficarão sem o pagamento extra de setembro.
O orçamento da família real para 2012 chegava a 8,26 milhões de euros, 2% a menos que em relação ao ano anterior. Na última década, o valor cresceu 18%, metade do aumento dos outros orçamentos do Estado espanhol.