A rede de livrarias Saraiva está perto de comprar as operações da Fnac do Brasil. A informação, divulgada nesta sexta-feira (07/04) pela agência Reuters, com base em duas fontes próximas ao negócio que não foram identificadas, vem após a francesa Fnac Darty, que controla a empresa no país, anunciar em fevereiro estar procurando “parceiros” para seguir com as lojas abertas.
A empresa francesa contratou o Banco Santander como conselheiro financeiro do processo. A instituição bancária também entrou em contato com a Península Participações, de Abílio Diniz, para sondar sobre um eventual interesse do grupo na Fnac.
Nem a Saraiva, nem a Península comentaram as informações da Reuters. A matriz francesa da Fnac somente confirmou a contratação do Santander como agente financeiro, mas não deu mais detalhes sobre os prováveis compradores.
NULL
NULL
Wikimedia Commons
Saraiva está perto de comprar operações brasileiras da Fnac, diz agência
No começo de março, a filial brasileira da loja negou que sairia do país, após a Fnac Darty, sua controladora, anunciar que tinha intenção de fechar as lojas brasileiras, classificando-as de “operação descontinuada”, afirmando que o grupo “começou um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país”.
O lucro das operações da Fnac Darty somou 22 milhões de euros em 2016, enquanto as operações descontinuadas registraram prejuízo idêntico, de 22 milhões de euros, levando ao resultado final nulo no ano passado. Apesar deste resultado, o grupo afirmou que suas vendas e rentabilidade têm aumentado.
A Fnac está presente no Brasil desde o fim dos anos 1990, mas, há alguns anos, já tinha apontado dificuldades para atingir um nível crítico no país. O Brasil representa menos de 2% do volume de vendas total da Fnac, que possui doze lojas no país.