Atualizada às 15h31
O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi testado positivo para o coronavírus, de acordo com um comunicado do Palácio do Planalto. Com a confirmação, Jair Bolsonaro passou a ser monitorado. Ele, a primeira-dama Michelle e o filho, o deputado Eduardo, fizeram teste para coronavírus, e os resultados devem sair nesta sexta (12/03).
Bolsonaro, Araújo e Wajngarten viajaram para os Estados Unidos no último final de semana, onde chegaram a se encontrar com presidente norte-americano Donald Trump. Os ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Defesa, Fernando Azevedo e Silva, Minas e Energia, Bento Costa, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e outras autoridades também fizeram parte da comitiva, e estão sendo monitorados.
Em entrevista coletiva na Casa Branca nesta manhã, Trump afirmou que não fez nada fora do comum com a delegação brasileira e com Bolsonaro, destacando que não está preocupado.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
Ainda nesta quinta, o presidente cancelou uma viagem a Mossoró, no Rio Grande do Norte, sob a justificativa dada por seus auxiliares de que exposição em ambientes de risco seriam desnecessárias.
A informação de que Wajngarten estaria infectado foi antecipada pela Folha de São Paulo ainda nesta quarta-feira, mas refutada logo em seguida pelo próprio secretário em sua conta no Twitter, dizendo que a imprensa falava mal de sua saúde e que estava bem.
Em coletiva na Casa Branca nesta manhã, Donald Trump afirmou que não fez nada fora do comum com a delegação brasileira e com Bolsonaro, destacando que não está preocupado.
“Não fizemos nada incomum, sentamos um do lado do outro. Ele está fazendo um excelente trabalho no Brasil. Eu não estou preocupado com isso”, disse.
Planalto
Fabio Wajngarten testou positivo para coronavírus; ele viajou com Bolsonaro e se encontrou com Trump no final de semana
Wajngarten tirou uma foto com Trump e o vice-presidente Mike Pence durante a viagem aos EUA:
O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira, durante entrevista à imprensa, que há oito novos casos confirmados do coronavírus no Brasil. O número subiu de 52 para 60.
Atualmente são monitorados 930 casos suspeitos e 947 foram descartados. Do total de casos confirmados, nove (15%) são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado; e 51 (85%) dos casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior.
Leia a íntegra da nota do Palácio do Planalto
“O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.
Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus covid-19, confirmado em contraprova já realizada.
O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.
O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.”