O Senado norte-americano confirmou hoje (6) a indicação da juíza Sonia Sotomayor para a Suprema Corte dos Estados Unidos. Foram 68 votos a favor e 31 contra. Sonia, 55 anos, é a primeira pessoa de origem hispânica e a terceira mulher a ocupar o cargo.
O presidente norte-americano, Barack Obama, comemorou a eleição de Sotomayor, classificando esta quinta-feira como “um dia maravilhoso para a América”.
“Estou feliz e profundamente satisfeito que o Senado tenha confirmado a designação de Sonia Sotomayor”, declarou o presidente, que disse também acreditar que ela fará um “excelente” trabalho na Suprema Corte.
O plenário havia começado a debater o nome da juíza, indicado pelo presidente Barack Obama em 26 de maio para substituir o juiz David Souter, na terça-feira (4). A aprovação já era tida como certa, pois os democratas têm 60 das 100 cadeiras no Senado e, por isso, contam com os votos necessários para impedir qualquer tática de oposição.
Sotomayor fará seu juramento no sábado (8), e assumirá oficialmente o cargo em setembro.
Leia também:
Confirmação da juíza de origem hispânica para a Suprema Corte nos Estados Unidos provoca debates
Shawn Thew/EFE (05/08/2009)
Simpatizantes da juíza Sotomayor se reúnem em Washington
Biografia
Nascida em 25 de junho de 1954 de pais originários de Porto Rico, ela cresceu no Bronx, um bairro popular do norte de Nova York. Seu pai, um operário, morreu quando ela tinha nove anos. Ela foi criada junto com a irmã mais nova por sua mãe, uma enfermeira.
As origens modestas não a impediram de ser diplomada na prestigiosa universidade de Princeton (Nova Jersey) em 1976. Ela obteve três anos mais tarde um doutorado em direito da universidade de Yale, uma das mais reconhecidas do país.
Sotomayor atuou no Tribunal Federal de Nova York, para onde foi nomeada pelo ex-presidente, o republicano George W. Bush, em 1992. O democrata Bill Clinton a elevou ao cargo de juíza de recurso em 1997, quando Sotomayor colecionou elogios de observadores por ser uma mulher capaz de lidar com todos os quadrantes políticos.
NULL
NULL
NULL