Victor Farinelli/Opera Mundi
Caravana chilena deve chegar ao Brasil com atraso, mas a tempo de ver estreia do país contra Austrália, na sexta-feira
O primeiro grupo da caravana, que partiu na sexta-feira (06/06) de manhã, viajou neste domingo (08/06) de Salta a Posadas, em território argentino, enquanto o grupo de sábado cruzava a Cordilheira dos Andes em direção a Salta. Houve reclamações de integrantes do grupo de trás, alegando que os organizadores não avisaram a todos sobre a divisão da caravana.
Leia mais: “Seremos a maior torcida estrangeira da Copa”, diz organizador de caravana chilena
O primeiro grupo anunciou por comunicação interna que ficará albergado hoje por todo o dia em Posadas, a 400 km de Foz do Iguaçú, para que a caravana chegue completa na fronteira brasileira, na terça de manhã.
Problemas mecânicos
Apesar de haver mecânicos acompanhando a caravana, alguns veículos padeceram no caminho, principalmente no exigente Passo Fronteiriço Jama, cujo caminho tem passagens de até 5 mil metros de altura. Dos veículos que chegaram depois do meio-dia em San Pedro de Atacama (última cidade antes da aduana), alguns tiveram que retornar, pois não seguiram em velocidade suficiente para chegar à fronteira antes das 18h, hora que o Passo é fechado preventivamente.
Victor Farinelli/Opera Mundi
Um dos que teve que regressar foi o furgão da Padaria Regina. Sergio Ahumada, um dos co-pilotos do furgão, lamentou não poder alcançar os demais: “queríamos entrar no Brasil na terça de manhã, como todos, mas já não será possível. O importante agora é chegar em Cuiabá do jeito que der e antes do dia 13, a tempo de ver Chile x Austrália”.
NULL
NULL
Suborno da polícia argentina
Alguns participantes dos veículos mais adiantados avisaram os que vêm atrás, em diferentes comunicações internas, que policiais argentinos estão pedindo suborno para liberar o caminho aos chilenos, perto das cidades de Jujuy e Salta. Os valores variam de 20 a 50 dólares, segundo o que foi informado.
Acidente
Durante a noite, surgiu a informação de que houve um carro e duas motos da caravana se chocaram com um outro veículo, próximo ao Passo Fronteiriço Jama. O reporte inicial fala em oito pessoas feridas, sem gravidade, de acordo com a Rádio Cooperativa.