Um terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter atingiu na tarde de segunda-feira (23/11), as regiões central e sul do México, provocando a morte de pelo menos dois operários no município de Cocotitlán.
A comissão estadual de defesa civil do Estado do México explicaram à imprensa local que o tremor causou deslizamentos de terra na cidade, soterrando os dois operários que trabalhavam na instalação de uma rede de drenagem.
Integrantes do corpo de Bombeiros e da defesa civil de Cocotitlán, Chalco e Amecameca se dirigiram até o local, mas não conseguiram socorrer os homens. Foi necessário o uso de maquinário pesado para retirar os corpos.
Segundo dados do Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México, o terremoto foi registrado às 14h41 locais (18h41 de Brasília) e seu epicentro foi localizado a 48 quilômetros ao leste do município de San Marcos, no estado de Guerrero, a dez quilômetros de profundidade. Ele também foi sentido na capital, Cidade do México, mas não causou danos aos edifícios nem provocou feridos.
O México se encontra em uma das zonas sísmicas mais importantes do mundo, onde interagem placas tectônicas como as de Pacífico, Cocos, América do Norte, Caribe e Rivera. A maioria dos tremores ocorre nos estados do sul, sobretudo em Guerrero e Oaxaca.
(*) Com Agência Efe
NULL
NULL