O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que anunciará nesta terça-feira (08/05), às 15h (horário de Brasília), sua decisão sobre o acordo nuclear com o Irã.
Segundo mensagem postada pelo mandatário no Twitter, o pronunciamento será feito na Casa Branca. A expectativa é de que Trump sacramente sua saída do tratado com Teerã, apesar das pressões dos outros signatários para mantê-lo.
O acordo foi assinado em 2015, tendo como signatários o Irã, Estados Unidos, China, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e União Europeia. O Pacto impõe restrições ao programa nuclear do país persa, em troca da retirada das sanções impostas à sua economia pela comunidade internacional.
Foto: Gage Skidmore/Flickr CC
Presidente deve romper pacto com Teerã, assinado em 2015 durante governo Obama
NULL
NULL
Os EUA insinuam que Teerã não está cumprindo com suas obrigações, embora todos os outros signatários defendam que o tratado está sendo respeitado. Além disso, a Casa Branca gostaria que o pacto incluísse medidas contra o programa de desenvolvimento de mísseis do Irã, que rechaça renegociar os termos.
Segundo o presidente iraniano, Hassan Rohani, os Estados Unidos terão um “arrependimento histórico” caso deixem o acordo. “O Irã não negociará com ninguém sobre seus mecanismos de defesa”, declarou o mandatário no último domingo (06/05).
O tratado foi uma das bandeiras do governo de Barack Obama em política externa, mas Trump o considera um dos “piores” acordos já assinados pelos Estados Unidos.