A União Europeia criou o primeiro comando militar unificado do bloco. Batizado de MPCC (Military Planning and Conduct Capability), o comando cuidará de missões militares “não executivas”, como as que ocorrem atualmente no Mali e na Somália, e já começará a operar nas próximas semanas.
De acordo com a alta representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, o comando será formado por cerca de 30 pessoas e terá seu quartel-general em Bruxelas, de onde serão coordenadas as operações.
O acordo foi alcançado nesta segunda-feira (06/03) por ministros da Defesa e das Relações Exteriores da União Europeia. “Tenho o orgulho de dizer que, há seis meses, começamos a trabalhar para reforçar o trabalho pela segurança e pela defesa, e hoje decidimos, por unanimidade dos 28 membros, a primeira decisão operativa em uma das áreas que tradicionalmente, desde os anos 1950, é onde há mais discordância”, disse Mogherini.
A Itália, Alemanha, França e Espanha são favoráveis a um avanço comum na área militar na UE, mas outros países do bloco têm rejeição a este projeto.
Agência Efe
Federica Mogherini, alta representante de política externa da União Europeia; bloco criou seu primeiro comando militar unificado nesta segunda-feira (06/03)
NULL
NULL