Sábado, 8 de agosto de 2026
APOIE
Menu

A usina nuclear iraniana de Bushehr funcionará a plena potência em fevereiro, anunciou o diretor da IAEO (Organização da Energia Atômica do Irã), Fereydoon Abbasi, em declarações divulgadas neste domingo (08/01) pela agência oficial de notícias iraniana, Irna.

A estimativa é que a usina – a primeira do país, situada no sul, às margens do Golfo Pérsico – atinja uma “produção de 1.000 megawatts de eletricidade” dentro de um mês.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

Bushehr foi conectada à rede elétrica nacional do Irã no último dia 3 de setembro a uma potência aproximada de 60 megawatts.

O jornal Keihan, citando Abbasi, indica que as instalações de enriquecimento de urânio na central Fordo estão prestes a ser inauguradas.

Mais lidas

Grande parte da comunidade internacional, sobretudo Estados Unidos e Israel, acusam o Irã de buscar a construção de armas atômicas com seu programa nuclear. Teerã nega e garante ter apenas objetivos pacíficos com o enriquecimento de urânio.

As suspeitas se aguçaram em setembro de 2009, quando o presidente americano, Barack Obama, denunciou a existência de Fordo. O regime iraniano respondeu que não tinha cometido ilegalidade alguma, já que, conforme o direito internacional, não seria obrigado a anunciar a construção da nova usina até seis meses antes de ser concluída.

Em fevereiro do ano passado, o Irã informou à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) que a central de Fordo estava preparada para começar a funcionar, assim que fossem instaladas as centrífugas de nova geração.

O Conselho de Segurança da ONU impôs diversas sanções ao Irã por seu programa nuclear. EUA e União Europeia fizeram o mesmo de forma unilateral. 

A estimativa é que a usina atinja uma produção de 1.000 megawatts de eletricidade

NULL

NULL

NULL