Os centros de votação da Venezuela abriram às 6h (8h horário de Brasília) deste domingo (10/12) para receber as eleições municipais. Ao todo, 19,7 milhões de cidadãos foram convocados para participar do pleito que escolherá 335 prefeitos, além do governador do Estado de Zulia.
Um total de 1.568 candidatos concorrem aos cargos. Pesquisas apontam que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) deverá vencer em 242 cidades, enquanto a Mesa da Unidade Democrática (MUD), partido de oposição, lidera as pesquisas em 76 delas.
Além disso, os venezuelanos irão escolher o governador do Estado de Zulia, uma vez que o vencedor do pleito que ocorreu em 15 de outubro deste ano, o opositor Juan Pablo Guanipa, se negou a tomar posse, deixando o cargo vago.
Flickr
Venezuelanos irão escolher 335 prefeitos, além do governador do Estado de Zulia
NULL
NULL
“É uma oportunidade para que o povo da Venezuela demonstre sua vocação democrática, sua convicção profunda de paz”, afirmou a diretora do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Sandra Oblitas. Segundo informações do órgão, estarão disponíveis 32.882 mesas de votação em 14.84 centros espalhados pelo país.
Em coletiva de imprensa, o presidente do Conselho de Especialistas Eleitorais da América Latina, Nicanor Moscoso, se dirigiu aos venezuelanos afirmando que “uma vez mais vocês podem ter confiança absoluta nos mecanismos que utiliza o CNE”.