Um imenso complexo de túneis construído por soldados comunistas no Vietnã durante a guerra do país contra os Estados Unidos (1955-1975) pode se tornar um patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco. Isso porque o Comitê do Povo (órgão equivalente à prefeitura) da Cidade Ho Chi Minh, região onde estão os túneis Cu Chi, enviou na última quinta-feira (10/09) ao Ministério da Defesa do país os documentos necessários para dar entrada ao pedido junto ao órgão da ONU.
Segundo a administração local, os túneis Cu Chi atendem à maioria dos critérios exigidos pela Unesco para se tornarem patrimônio mundial, tais como estado de conservação, autenticidade e um “incrível valor mundial”.
Localizado no departamento de Phu My Hong, Cu Chi é considerado um dos mais importantes complexos de túneis construídos pela Frente Nacional para a Libertação do Vietnã, o exército que lutava contra tropas norte-americanas que ocupavam o sul do país.
A importância que a construção teve para os soldados vietnamitas não era apenas por sua extensão – que, durante a guerra, chegou a mais de 250 km – mas também por sua posição estratégica: Cu Chi ficava apenas a 70 km de Saigon (hoje Cidade Ho Chi Minh), a então capital do Vietnã do Sul, que centralizava o governo fantoche obediente à ocupação dos EUA.
A rede não era apenas um simples túnel horizontal cavado embaixo da terra, mas uma complexa obra de engenharia que continha espaços para hospitais, escolas, depósitos, cozinhas e aberturas que serviam para ataques surpresas ou retiradas estratégicas, além de naturalmente ser um eficiente abrigo contra bombardeios.
Miniatura exemplifica complexidade dos túneis Cu Chi (Flickr/Hotel Keasong)
Com um sofisticado esquema de camuflagem, a utilização dos túneis dificultava as operações dos norte-americanos, que constantemente relatavam casos em que o inimigo “desaparecia”.
Em 1968, os túneis Cu Chi tiveram um papel fundamental na famosa Ofensiva do Tet, quando as forças de resistência chegaram a ocupar Saigon por algumas horas, uma prova de força que mudaria os rumos da guerra e serviria para desmentir o discurso de parcial vitória norte-americana adotado por Washington. Alguns historiadores consideram as construções um fator fundamental para a vitória das tropas comunistas contra os EUA, em 1975.
Cu Chi é considerada uma complexa obra de engenharia que abrigava hospitais, depósitos e aberturas que serviam para ataques surpresas (Wikicommons)
Para a prefeitura da Cidade Ho Chi Minh, “a área representa uma das tradicionais bases revolucionárias de grande significado durante a luta pela reunificação nacional”.
Em 2015, os túneis Cu Chi foram reconhecidos pelo governo vietnamita como uma “relíquia nacional”. Hoje, funcionam como um museu, que atrai centenas de turistas anualmente.