O pintor Henri de Toulouse-Lautrec morreu em Gironde em 9 de setembro de 1901, com somente 36 anos, de sífilis e alcoolismo. Toulouse-Lautrec foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX.
O artista, nascido em uma família aristocrática, ficou aleijado muito jovem, devido a uma fratura nas duas pernas. Ele sofria de uma doença desconhecida na época, certamente uma distrofia poli-hipofisária, desenvolvimento insuficiente dos tecidos ósseos.
Fraturou o fêmur esquerdo aos 12 anos e o direito aos 14. Os ossos mal soldados pararam de crescer e fizeram com que Toulouse-Lautrec não ultrapassasse 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto e pernas curtas.
Provido de recursos, aproveitou para frequentar os lugares de prazer de Paris, cafés, bares e bordeis, onde encontrou inspiração e assegurou sua notoriedade. Tornou-se amigo das vedetes e dos boêmios, inimigo das convenções e das regras. É considerado um dos pais dos cartazes modernos em especial com a La Goulue au Moulin-Rouge (A Gulosa do Moinho Vermelho).
Toulouse-Lautrec nasceu em 24 de novembro de 1864 e começou a desenhar muito cedo, encontrando na arte uma escapatória a uma família excessivamente protetora. Em 1882, encorajado pelos professores, decidiu dedicar-se à pintura. Ingressou na Escola de Belas Artes de Paris, fazendo parte do ateliê de Fernand Cormon. Em 1884, fixou residência no bairro de Montmartre. Visitou a Espanha onde pôde admirar as obras de El Greco e Velázquez. Na Inglaterra encontrou-se com o celebrado escritor Oscar Wilde e o pintor James Whistler. Seu ateliê em Paris ficava perto do de Edgar Degas, a quem considerava estar acima de todos os pintores de seu tempo.
Domínio Público/Princeton University Art Museum
"Messalina", pintura de Henri de Toulouse-Lautrec finalizada em 1901, ano de sua morte
Entre os temas favoritos do pintor encontravam-se as dançarinas Yvette Guilbert, Jane Avril e La Goulue e seu parceiro, o contorcionista Valentin le Desosse (Valentim Sem Osso). Apesar da seriedade de sua intenção, pintava as figuras num estilo que beirava a caricatura. Tomava personagens que amiúde se disfarçavam e se maquiavam como um estilo de vida. Desfazia-se de tudo o que não fosse essencial, revelando cada qual como um indivíduo, prisioneiro de seu próprio destino.
As duas maiores influências sobre a arte de Toulouse-Lautrec foram a pintura japonesa, com seus traços oblíquos e suas formas chapadas, e Degas com sua perspectiva inclinada. Porém, o sentimento genuíno de um mundo de perversão e as cores fortes e artificiais usadas para dar a ele forma, era do próprio Toulouse-Lautrec.
No seu quadro No Circo Fernando: O Mestre de Cerimônias (1888) a figura quase grotesca, distorcida e feia, estranhamente cruel do mestre de cerimônias é o centro em torno da qual o cavalo e cavaleiro devem girar. De 1892 a 1894, produziu uma série de interiores de bordel, sem glamurizá-los. No Salão na Rua des Moulins (1894) as prostitutas são mostradas como feias e aborrecidas por detrás da maquiagem; a dona do bordel sentada tranquilamente em meio delas. Jamais tentou fazer sensação nem deu lições de moral, promovendo uma certa interpretação dessa lado da sociedade.
Os pôsters de Toulouse-Lautrec dos anos 1890 conferiram-lhe a condição de pai dos pôsters modernos, impressos em larga escala. Seus melhores pôsters são aqueles que anunciavam os artistas dos cabarés de Montmartre, como a cantora May Belfort, a palhaça Cha-U-Kao e Loïe Fuller do Folies-Bergères.
Em 1893, no pôster da dançarina Jane Avril, colorido parcialmente em amarelo e vermelho brilhantes, ela é retratada levantando a perna. Atrás, em tons cinzentos, para não atrair atenção, está em diagonal uma mão do violinista tocando seu instrumento. Há alguma presença de piso, mas sem moveis ou outras figures. O texto-legenda diz apenas ‘Jane Avril’ em letras brancas e ‘Jardin de Paris’ em pretas.
(*) A série Hoje na História foi concebida e escrita pelo advogado e jornalista Max Altman, falecido em 2016.