Em 02 de fevereiro de 1943, chegava ao fim a Batalha de Stalingrado. O exército soviético conquistava uma importante vitória sobre tropas da Alemanha nazista, o que faria com que Adolf Hitler começasse a perder a guerra.
O combate em Stalingrado havia começado em 17 de julho de 1942, e foi uma das mais importantes disputas da Segunda Guerra Mundial. Mais de 700 mil soldados soviéticos morreram para impedir que tropas alemãs atravessassem a cidade.
Uma vez obtido, o domínio da cidade poderia significar, para a Wehrmacht alemã, uma expansão maior dentro do território soviético e do Leste da Europa, o que seria um caminho para novos recursos agrícolas e campos petrolíferos no Cáucaso, almejados pelos nazistas.
A invasão de territórios soviéticos pelas tropas alemãs já acontecia desde 22 de junho de 1941, por meio da Operação Barbarossa, mas as tropas da Wehrmacht não haviam obtido grande sucesso em suas tentativas de desestabilizar o Exército Vermelho.
A batalha de Stalingrado, por sua vez, marca a primeira vez em que a Alemanha nazista foi colocada em uma posição defensiva na Segunda Guerra Mundial.
A ofensiva alemã do 6º Exército, liderada pelo general Friedrich Paulus, era considerada um movimento arriscado desde o início, mas, após alguns meses, em novembro de 1942, a operação estava dando certo para a Wehrmacht, que já dominava diversas áreas da cidade.
Berliner Verlag / Archiv
Vitória da União Soviética na Batalha de Stalingrado reacenderia a esperança da população soviética
Em uma tentativa de virar o jogo, a União Soviética de Josef Stalin adota uma nova manobra militar, atacando simultaneamente por duas frentes defensivas, cercando os seus oponentes.
Com os quase 300 mil alemães cercados ao fim do mês de novembro, e a interferência do Exército Vermelho em linhas de abastecimento, a derrota dos nazistas no território era cada vez mais provável.
Pouco tempo depois, chegaria o inverno soviético, com temperaturas por volta de 30ºC negativos. Os nazistas que não morreriam em batalha teriam que enfrentar não apenas a desnutrição, mas também a hipotermia.
Em 31 de janeiro de 1943, as tropas de Josef Stalin invadem o quartel-general de Paulus, que havia sido montado no porão de uma loja de departamentos, e prendem o comandante nazista.
As tropas da Wehrmacht que estavam ao sul se rendem, e em 2 de fevereiro, é a vez dos soldados que estavam ao norte, capturados pelas Forças Armadas russas.
A vitória da União Soviética na Batalha de Stalingrado reacenderia a esperança da população soviética e de parte do Ocidente na batalha contra a máquina de guerra nazista, fortalecendo o combate anti-fascista dentro da Europa.