Christelle Bazin está inconsolável. “Tinha colocado meu relógio super cedo, para comprar um exemplar de Charlie Hebdo, mas não consegui levantar. Quando sai na rua, às 10h, já não consegui encontrar nenhum”, conta a jovem engenheira informática.
Apesar dos 3 milhões de exemplares distribuídos nesta quarta-feira (14/01), exatamente uma semana após o atentado que fez 12 vítimas na sede da revista satírica, os vendedores de jornais tiveram que, já cedo pela manhã, anunciar aos clientes: tudo esgotado. Frente ao desespero dos parisienses, a prefeita da capital, Anne Hidalgo, compartilhou uma nota em sua pagina no Facebook com um mapa das bancas de jornal da cidade. “Você procura um exemplar do Charlie Hebdo? Veja aqui”, disse, colocando o link dos 340 pontos de venda de jornais da cidade. Veja abaixo:
A tendência não é limitada a Paris. A maioria dos pontos de venda ja não tinha Charlie Hebdo para vender em todas as cidades do país.
O diário Libération, e o semanário político satírico Canard Enchainé, que tinham dedicado números especiais aos cartunistas mortos, também se esgotaram. Muitas vezes, os exemplares eram reservados cinco dias antes pelos clientes mais fiéis. A equipe de Charlie Hebdo prometeu, porém, que todos terão acesso à lembrança: serão impressos mais 2 milhões de exemplares e o número poderá ficar durante oito semans à venda nos “kiosquiers” — como as bancas de jornal são chamadas em francês.
[Na charge em francês do cartunista Lukino, personagem muçulmano se pergunta sobre a revista satírica: “Ontem, um jornal moribundo. Hoje, a maior tiragem do planeta. Quem foi que teve esta ideia genial?”]
A corrida para comprar a revista satírica — que, antes do atentado, vendia apenas 60 mil exemplares quinzenalmente — foi ironizada pelo site Le Gorafi (equivalente francês aos sites de 'notícias fake' Sensacionalista e The piauí Herald) num contexto de queda brutal das vendas da imprensa geral. O site publicou uma nota irônica segunda a qual “A França descubriu a existência dos jornais em papel e dos quiosques”…
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