O presidente do Irã, Ebrahim Raisí, iniciou nesta segunda-feira (12/06) sua viagem diplomática pela América Latina, começando pela Venezuela, e incluindo visitas à Cuba e à Nicarágua.
Antes de embarcar no avião para a viagem, Raisí destacou as relações amistosas de seu país com os países latino-americanos e revelou que Teerã defende o estreitamento dos laços com essas nações.
O presidente iraniano também considerou que as relações com os países latino-americanos são “estratégicas”, e afirmou que esta visita vai significar “uma virada” no aprofundamento das suas relações.
De acordo com o chefe do Executivo iraniano, além das relações políticas, econômicas e comerciais com Venezuela, Nicarágua e Cuba, o Irã também tem mantido uma boa cooperação com os países em diversas áreas, como a energética.
Wikicommons
Esta é primeira viagem de Ebrahim Raisí à América Latina, desde que assumiu a presidência do Irã em 2021
É previsto que Raisí e sua delegação, composta pelos ministro das Relações Exteriores, da Defesa, do Petróleo e da Saúde, sejam recebido na Venezuela por pelo seu homólogo Nicolás Maduro.
A primeira viagem do presidente iraniano à América Latina desde que assumiu a presidência do Irã em agosto de 2021 também deve envolver a assinatura de acordos de cooperação entre os países e encontros com empresários locais.
(*) Com TeleSUR