O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bangladesh situou nesta quarta-feira (20/09) em 422 mil os membros da minoria muçulmana rohingya chegados ao país vindos de Mianmar desde 25 de agosto. O escritório também afirmou que o ritmo de chegadas está diminuindo há quatro dias.
“Em linha com a tendência dos últimos quatro dias, houve uma redução no movimento de gente que cruzou a fronteira”, indicou em seu último relatório.
Apesar da diminuição do fluxo, o escritório em Bangladesh das Nações Unidas que não descarta que o número de refugiados possa duplicar nas próximas semanas, já que há dezenas de milhares deles esperando para cruzar a fronteira.
NULL
NULL
O início do êxodo dos rohingyas começou em 25 de agosto, quando ocorreu um ataque por parte de um grupo insurgente desta população contra postos policiais e militares birmaneses.
Agência Efe
“Pare o genocídio em Mianmar”
Em resposta, o Exército lançou uma campanha militar que foi tachada pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos como “limpeza étnica”.
Organizações não-governamentais denunciaram violações dos direitos humanos e a comunidade internacional aumentou a pressão sobre o Governo de Mianmar por uma operação na qual, segundo testemunhas, os militares atacaram a população civil e incendiaram povoados inteiros.