Em 12 de março de 1894, uma pequena farmácia de bairro pôs à venda suas primeiras garrafas de uma bebida gasosa e escura no mercado norte-americano.
O nome da farmácia era Jacob´s, na Rua Peachtree, em Atlanta, no estado da Geórgia, onde depois passou a ser a primeira sede da empresa.
Naquele momento, o produto não era mais do que um xarope com água gaseificada, misturados na hora de servir. E assim nasceu a Coca-Cola.
Quando o farmacêutico John Styth Pemberton inventou a bebida gasosa, a intenção não era exatamente criar um refrigerante, e sim uma espécie de tônico para combater a dor de cabeça, um xarope delicioso e refrescante, mistura de extrato de noz de cola, açúcar, cafeína, folhas de coca e extratos vegetais.
LibraryofCongress/Flickr
Fachada de loja vendendo produto na cidade de Natchez, Mississipi, na década de 1900
O concentrado, a princípio, era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. A partir daí, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.
Foi contabilista da farmácia, Frank Robinson, quem deu a ideia da marca, desenhou o logotipo e o grafismo característico que ainda hoje se mantém.
Desde o princípio, o farmacêutico Pemberton compreendeu que a publicidade era muito importante para o negócio. Fez alguns investimentos modestos, ofereceu cupons de degustação e publicou pequenos anúncios na imprensa, realçando que a bebida era deliciosa e refrescante.
Em 1891, outro farmacêutico, Asa G. Candler, comprou e registrou a marca, deu um novo impulso ao negócio, ampliando a comercialização do produto e sua publicidade. Em 4 anos, conseguiu que a Coca-Cola se beba em todos os EUA, e em 1897, produziu a primeira exportação do produto para fora do país.
O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891, de Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem.
Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas em 1894, dois empreendedores, Benjamin Thomas e Joseph Whitead, advogados do Tennessee, convenceram Candler a lhes conceder os direitos de engarrafador.
A ideia era de engarrafar o produto que até o momento era vendido copo a copo. A primeira fábrica engarrafadora começou a funcionar em Chattanooga e a segunda, um pouco mais tarde, em Atlanta.
O sistema de engarrafadores, que depressa se constituiu e continua vigente nos nossos dias, consiste em autorizar empresas locais a fabricar, distribuir e vender o produto cujo preparado básico é fornecido pela The Coca-Cola Company.
Publicidade
Muita gente diz que Pemberton fez besteira ao vender a fórmula. No entanto, quem entende do assunto, sabe que o sucesso não vem do sabor da bebida em si, mas sim do marketing.
Candler é considerado o grande gênio por trás da Coca-Cola. Foram suas táticas agressivas de propaganda popularizaram a marca. Até 1894 a Coca-Cola era vendida somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos comerciais.
Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff. Cinco anos mais tarde, filho de Ernest, Robert Woodruff, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.
Uma das táticas usadas por Woodruff era espalhar o logo da Coca-Cola por todos os eventos possíveis. Ele era adepto de um marketing incisivo. Em uma de suas campanhas, por exemplo, enviou representantes da empresa de porta em porta para instalar um abridor de garrafas de parede, tudo grátis.
No Brasil
A chegada da Coca-Cola ao Brasil tem a ver com essa ousadia de Robert Woodruff. Durante a Segunda Guerra Mundial, prometeu que todo soldado americano poderia comprar uma Coca-Cola pelo mesmo preço pago nos EUA (cinco centavos), independentemente de onde estivesse.
Com a instalação da base norte-americana em Recife, na mesma época, a bebida chegou ao Brasil para fazer valer a palavra de Woodruff. O primeiro slogan da marca no Brasil foi “Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões!”.