Charles Augustin de Coulomb foi um dos grandes personagens da história da física e da engenharia. Suas contribuições mais importantes ocorreram nos campos da eletricidade, do magnetismo, da mecânica aplicada e nos estudos do atrito e da torção.
No fim da vida assumiu o posto de inspetor geral de Instrução Pública da França. Neste cargo era o principal responsável pela educação nos colégios em todo o país. Ele morreu em Paris em 23 de agosto de 1806.
Quem foi Charles de Coulomb
Coulomb nasceu na cidade francesa de Angouleme, em 14 de junho de 1736. Após a ida da família a Paris, ingressou no Colégio Mazarin, onde recebeu uma boa educação clássica. Diplomou-se em novembro de 1761 na Escola de Engenharia Militar de Mézières. Nos 20 anos que se seguiram, trabalhou em vários lugares, envolvendo-se em engenharia, estrutura, fortificações, mecânica de solo e outros campos.
Em 1772, começou a escrever importantes trabalhos sobre mecânica aplicada, tendo apresentado suas primeiras conclusões à Academia de Ciências de Paris em 1773. Seus estudos sobre atrito das máquinas simples levaram-no a conquistar o Grande Prêmio da Academia em 1781.
Nesse trabalho, Coulomb investigou o atrito estático e dinâmico entre superfícies e desenvolveu uma série de equações estabelecendo a relação entre a força de atrito e variáveis como a força normal, tempo, velocidade. Além deste, escreveu sete importantes tratados sobre eletricidade e magnetismo, submetidos à Academia de Ciências entre 1785 e 1791.
“Duas cargas elétricas atraem-se ou repelem-se com força proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância”. É o enunciado da Lei de Coulomb, uma das mais importantes teorias da Eletricidade e que tornou seu autor muito conhecido no meio científico.
WikiCommons
Unidade de carga elétrica é chamada de C em homagem a Charles Coulomb
Em outro de seus trabalhos famosos, Coulomb trata do equilíbrio de torção. Mostra como a torção tem o poder de viabilizar medidas de forças muito pequenas com grande precisão e descreve um método em que utiliza fibras de diversos materiais: o aperfeiçoamento da balança de torção, utilizada por Cavendish para medir a atração gravitacional.
Utilizando-se da metodologia de medir forças através da torção, Coulomb estabeleceu a relação entre força elétrica, quantidade de carga e distância, enfatizando a semelhança desta com a teoria de Isaac Newton para a gravitação, que estabelece a relação entre a força gravitacional e a quantidade de massa e distância. Além disso, estudou as cargas elétricas pontuais e a distribuição de cargas em superfícies de corpos carregados.
Em 1789 teve início a Revolução Francesa, ocasionando muitas modificações nas instituições às quais Coulomb estava ligado. A Academia de Ciências foi dissolvida, dando origem ao Instituto da França. Coulomb também se aposentou do Exército passando a realizar suas pesquisas em casa.
Unidade de carga elétrica: C
Em sua homenagem, a unidade de carga elétrica – quantidade de eletricidade – no Sistema Internacional (SI) é chamada de coulomb (C), que é definida como sendo a carga elétrica que atravessa, em um segundo, uma seção transversal de um condutor percorrido por uma corrente de um ampère.
Coulomb é o padrão da unidade de carga elétrica. Um coulomb é definido como a quantidade de carga transportada por um ampère de corrente em um segundo. Um coulomb também pode ser definido como a quantidade de carga necessária para criar um volt. O símbolo de Coulomb é C.