Projeto Assinatura Solidária Opera Mundi - Perguntas Frequentes
Somos um portal de notícias especializado em cobertura internacional, com linha editorial progressista, voltada à construção de um mundo mais igualitário
Opera Mundi, portal de notícias especializado em cobertura internacional e com dedicação especial à América Latina, é um projeto único no Brasil. Com linha editorial progressista, voltada à construção de um mundo mais igualitário, completamos sete anos de estrada com preocupação permanente com a qualidade da informação que oferecemos a leitores e leitoras. Clique para assinar.
O que Opera Mundi faz?
Opera Mundi mantém um noticiário atualizado diariamente sobre os principais eventos do dia na cena internacional, além de publicar artigos e material multimídia que ajudam a esclarecer e aprofundar os temas em evidência.
Mantemos a revista eletrônica Samuel, que republica e divulga textos fundamentais de publicações independentes de todo o mundo. Inspirada nos modelos de sucesso da norte-americana Utne Reader, da francesa Courrier International e da italiana Internazionale, a Samuel aposta na seleção/edição como diferencial, reunindo textos bem escritos e de alta qualidade informativa editados por diferentes veículos internacionais e também nacionais.
Veja quem também apoia nossa campanha:
Além disso, agregamos recentemente a revista Diálogos do Sul, que, herdeira dos Cadernos do Terceiro Mundo, traz dois sites espelhados com versão em português e espanhol com análises e opiniões sobre questões relacionadas à América Latina e aos países do sul geopolítico do mundo.
Por que se o site aceita publicidade?
O jornalismo, historicamente, recorreu ao duplo financiamento: o do público e o da publicidade. A receita advinda da publicidade em nosso site não cobre totalmente os custos de Opera Mundi, que incluem salários de jornalistas e colaboradores, aluguel do espaço onde funciona nossa redação e aquisição e manutenção de equipamentos, assim como viagens para coberturas especiais e reportagens em países tão distantes quanto Índia, África do Sul, México, França e Vietnã. Além disso, quanto mais o público colabora, maior a garantia da continuidade e da qualidade do projeto.
Quem faz Opera Mundi?
Opera Mundi é feito por oito jornalistas baseados na redação do site em São Paulo que acompanham a cena política, econômica e cultural do planeta. Na equipe, há quem leia e escreva fluentemente em inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e, claro, português.
Contamos também com a colaboração de jornalistas espalhados pelo mundo, em países como Argentina, Chile, Colômbia, Itália, México, Honduras, França, Israel, Reino Unido, Índia, Alemanha, Estados Unidos e Rússia. Nossa rede de colaboradores internacionais é uma das maiores da imprensa brasileira.
Através deles ou de enviados especiais, cobrimos in loco acontecimentos de importância global como o golpe de Estado em Honduras em 2009, a crise grega em 2010, a Primavera Árabe em 2011 e as eleições argentinas de 2015.
Também temos uma equipe de tradutores que garantem a qualidade do conteúdo que é editado pela Revista Samuel.
Além da redação e do time editorial, temos uma pequena equipe comercial, que negocia e gerencia contratos de publicidade e é responsável por campanhas como esta.
Isso custa quanto?
O custo médio de um mês de Opera Mundi, considerando os profissionais e a infraestrutura física e tecnológica, é da ordem de R$ 90 mil. Isso, claro, pode variar, mas trabalhamos com essa ordem de grandeza ao planejar nossos gastos e nossas possibilidades a cada mês.
Política de cancelamento das assinaturas
Caso queira cancelar a assinatura, envie um e-mail para comercial@operamundi.com.br ou ligue para o telefone (11) 3012-2408 entre as 10h e as 17h.
Prazo de entrega das recompensas
As recompensas serão enviadas em até 90 dias.