Foreign and Commonwealth Office

China anuncia visita de Xi Jinping à Coreia do Norte

Será a primeira visita de um líder chinês a Pyongyang em 14 anos; Xi irá à Coreia do Norte nos dias 20 e 21 de junho

Redação

teleSUR teleSUR

Caracas (Venezuela)

O presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita oficial à Coreia do Norte ainda durante esta semana, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (17/06) por meios de comunicação ligados a Pequim. Será a primeira visita de um líder chinês a Pyongyang em 14 anos.

A visita acontecera nos dias 20 e 21 de junho, a convite do líder norte-coreano Kim Jong-Um, de acordo com a emissora CCTV.

“Por conte do presidente da Comissão de Assuntos Estatais e do Partido do Trabalho da República Democrática Popular da Coreia, Kim Jong-un, o presidente da China, Xi Jinping, cumprirá de 20 a 21 de junho uma visita de Estado à Coreia do Norte”, reportou a emissora.

O porta-voz do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, Hu Zhaoming, afirmou que o encontro dos dois líderes marca “o 70º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos”. “A visita é de grande relevância para construir a partir da base os êxitos do passado e avançar ainda mais na relação bilateral”, disse o órgão, de acordo com a agência Xinhua.

China e Coreia do Norte vem um esforço de reaproximação após uma deterioração das relações, iniciada no momento em que Pequim respaldou uma série de sanções das Nações Unidas contra Pyongyang por suas atividades nucleares.

Kim viajou quatro vezes no último ano à China para se reunir com Xi.

A viagem à Coreia do Norte acontecerá uma semana antes do encontro do Grupo dos 20 (G20) no Japão, onde o presidente norte-americano, Donald Trump, espera se reunir com Xi Jinping.

Comentários